V Simpósio de Pedagogia (SIMPED) – A BNCC, a reformulação curricular e a formação de professores: políticas e enfrentamentos

Atualizado em 31/01/2020 08:45

Normas para Submissão de Trabalho sob forma de Comunicação Oral

• Devem ser submetidos artigos completos com no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, incluindo tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outra figura. Serão aceitos trabalhos (completos) resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica. Não estão inclusas as referências.
  • Deve indicar a qual Eixo Temático o trabalho se vincula.
  • O trabalho poderá ter até três autores. Cada autor poderá submeter até quatro trabalhos (somando comunicação oral e relato de experiência).
  • Formatação: fonte Times New Roman, fonte 12, espaçamento entrelinhas 1,5.
  • Título do trabalho em letras maiúsculas, fonte Times New Roman 12, negrito, com alinhamento centralizado.
  • Nome do/a(s) autor/a(es/as) por extenso, com letras maiúsculas somente para as iniciais, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, com um asterisco que remeterá ao pé da página para sua identificação: filiação institucional (se houver), na qual conste o departamento ou a faculdade (ou o instituto, ou o centro), a sigla da universidade ou faculdade ou instituto ou centro, a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico.
  • Resumo em português. Precedido desse subtítulo e de dois pontos, duas linhas abaixo do nome do autor em parágrafo único, de no máximo 200 palavras, justificado, sem recuo, em espaçamento simples entrelinhas.
  • Palavras-chave no mínimo três e no máximo cinco; precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte Times New Roman, em alinhamento justificado, espaçamento simples entrelinhas, sem recuo, logo abaixo do resumo.
  • Texto do artigo: iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento entrelinhas de 1,5 cm. Os parágrafos deverão ser justificados, com recuo de 1,25 cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem recuo, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (Resumo, Palavras-chave, Referências) também se submetem a essa formatação. Deverá haver espaço duplo de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo.
  • Referências precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto.
  • Para referências em geral (de livro, de autor-entidade, de dicionário, de capítulo de livro organizado, de artigo de revista, de tese/dissertação, de artigo/notícia em jornal, de trabalhos em eventos, de anais de evento, de verbete, de página pessoal), seguir a NBR 6023 da ABNT. Os documentos eletrônicos seguem as mesmas especificações requeridas para cada gênero de texto, dispostos em conformidade com as normas NBR 6023 da ABNT; no entanto, essas referências devem ser acrescidas, quando for o caso, da indicação dos endereços completos das páginas virtuais consultadas e da data de acesso a arquivos online apenas temporariamente disponíveis.
  • Para citações, seguir NBR 10520 da ABNT. Ressalte-se que as referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT. Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula. Deverá ser observada a NBR10520, para as citações com base no sistema autor-data ou alfabético.

Normas para Submissão de Relatos de Experiências

• Os Relatos de Experiências supõem descrição e reflexão crítica acerca de uma experiência relacionada a um dos Eixos Temáticos do evento. Necessário se faz indicar, no texto, os resultados da experiência para os participantes.
  • Para formatação, devem-se observar as mesmas normas para Comunicação oral.
  • Devem ser submetidos relatos completos com no mínimo 5 e no máximo 10 laudas, incluindo texto, tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outra figura. Serão aceitos trabalhos (completos) resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica. Não estão inclusas as referências.
  • Deve indicar a qual Eixo Temático o trabalho se vincula.

• Os trabalhos que não atenderem as normas aqui expostas serão recusados.
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais, após o evento, que estarão disponíveis apenas no formato online, na página do evento.
  • O trabalho, sob qualquer forma de comunicação, deverá ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento.
  • Com a submissão do trabalho, os autores estão automaticamente autorizando sua publicação nos Anais do V SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA - UESC.
  • Todos os trabalhos submetidos devem ser salvos e submetidos em dois arquivos, quais sejam:
    1. TRABALHO NÃO IDENTIFICADO: Sem autoria, salvo em formato/extensão PDF (Adobe);
    2. TRABALHO IDENTIFICADO: Com identificação dos/as autores/as, salvo no formato/extensão Word (Office);
  • Originalidade e relevância do trabalho para ampliação das reflexões teóricas sobre a educação na contemporaneidade, de acordo com os Eixos Temáticos apresentados no site do evento;
  • Profundidade conceitual na colocação dos problemas;
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e na argumentação;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Formatação de acordo as orientações e normas da ABNT.

Obs.: A revisão linguística e ortográfica é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as.

• 19.05 – MATUTINO
    8h – Momento cultural
    8h30min. – Solenidade de abertura
    9h Conferência de Abertura