Diálogos em Tempos de Pandemia

Atualizado em 23/09/2020 15:32

Tema: Estado de Pandemia: informações sobre pandemias em vários momentos históricos

Data: 28/05/2020​

Convidado: Dr. José Gomes Temporão, Médico Sanitarista, ex-ministro da saúde e pesquisador da Fiocruz.

Objetivo: Possibilitar a compreensão de que o ser humano, ao longo da sua história, já passou em diversos outros momentos por pandemias e discutir, na perspectiva da comunicação, as relações políticas, sociais e econômicas dessas ocorrências


Ouça no Spotify da Rádio Uesc

Tema: Poder, visibilidade e vigilância durante a pandemia do COVID-19

Data: 10/06/2020

Convidadas: Profa. Dra. Izabela Domingues Silva (UFPE) e Profa. Dra. Fernanda Bruno (UFRJ)

Objetivo: Analisar as ações que Estados, empresas e as pessoas em geral estão criando ou participando para ver e vigiar os indivíduos neste período de pandemia, tendo em vista que o governo chinês utiliza um aplicativo no celular (WeChat) para monitorar os cidadãos. Os conceitos de poder, visibilidade e vigilância podem ser discutidos a partir da perspectiva de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Paula Sibilia, Fernanda Bruno, Izabela Domingues Silva em função da sociedade disciplinar e de controle.

 Ouça no Spotify da Rádio Uesc 

Tema: Fake news em tempos de pandemia

Data: 29/06/2020

Convidados: Prof. Marcus Antônio Assis Lima (UESB) e Mauri de Castro Azevedo

Objetivo: Refletir sobre o contexto de surgimento das Fake news, seus modus operandi e seus atravessamentos nas mais variadas esferas da vida social, inserindo uma discussão conceitual sobre sistemas políticos, econômicos e socioculturais cujas consequências se desvelam por meio de comportamentos, atitudes e crenças, na chamada “Era da Pós-Verdade”, especialmente em tempos de pandemia.

 

Ouça no Spotify da Rádio Uesc

Tema: Pandemia, raça, classe e gênero: uma reflexão do ponto de vista sanitário, econômico e educacional

Data: 09/07/2020

Convidada: Prof.ª Márcia Santos Lemos (Uesb)

Objetivo: O objetivo é discutir quais os impactos sociais, econômicos, educacionais e culturais da Covid-19 sobre diversos grupos raciais/sociais na atualidade, a partir de uma análise de seus contextos de vida, situação de moradia, níveis de renda e condições educacionais. Como também abordar as maneiras pelas quais os meios de comunicação contemporâneos, hegemônicos e não-hegemônicos, tratam essas questões em seus espaços de atuação, no Brasil e na América Latina.

 Ouça no Spotify da da Rádio Uesc

Tema: Uso de redes sociais durante o distanciamento social

Data: 23/07/2020

Convidadas: Profa. Dra. Poliana Ferrari e Profa. Dra. Raquel Recuero

Objetivo: Como temos nos conectado em tempos de distanciamento social? Qual a importância e o impacto das redes sociais para nossa convivência nesse período de pandemia? Como empresas, instituições, grupos diversos e os sujeitos sociais têm utilizado essas plataformas para divulgação de mensagens, produtos e ideias? Essas e outras questões serão discutidas na 5ª mesa redonda do ciclo de debates “Diálogos em tempos de Pandemia”, promovido pelo Projeto de Extensão Diálogos Avançados em Comunicação, do Curso de Comunicação Social da UESC.

Ouça no Spotify da Rádio Uesc

Tema: Pandemia, Internet e Política

Data: 06/08/2020

Convidados: Prof. Dr. Sérgio Amadeu e Prof. Dr. Cláudio Penteado

Objetivo: Na atualidade, a internet ocupa um papel considerável no cotidiano das pessoas, com capacidade para modelar comportamentos e conduzir ações e decisões a partir de estratégias que são pensadas por especialistas para estruturar uma geografia e um trânsito em rede, dominando desde as engrenagens de hardware até as lógicas algorítmicas que forjam fluxos de informações e dados. Deste modo, esta conversa tem como objetivo auxiliar o público a compreender a polifonia possibilitada pelo ciberespaço, bem como os mecanismos que movem essa rede, o crescimento dela, a preponderância que vem sendo dada à mídia social, os usos e abusos políticos arquitetados a partir e para os espaços digitais, a exclusão digital e as legislações que buscam normatizar os usos deste espaço (como Marco Civil, LGPD, Artigo 13). Nesse sentido, discutiremos acerca da internet, ao tempo em que buscaremos tratar sobre a democracia e a atitude do governo federal frente à pandemia, observando que estamos diante de uma crise sanitária, política e econômica no Brasil. Além disso, pretendemos analisar como se dá a conexão de internet em função da neutralidade da rede e do acesso às diferentes classes sociais e em diferentes lugares no país. Importante também observar as questões de como os dados pessoais estão sendo utilizados neste período através das redes sociais e demais plataformas da internet, assim analisar o capitalismo de vigilância que vivenciamos, em função dos riscos do poder que as grandes empresas de tecnologia possuem nos últimos anos e agora ainda mais acentuado.

Ouça no Spotify da Rádio Uesc

Tema: Lives e performances musicais em tempos de pandemia

Data: 27/08/2020

Convidados: Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho (UFRB, UFBA) e Prof. Felipe Trotta (UFF)

Objetivo: O isolamento social provocado pela pandemia gerou um fenômeno que tem demonstrado que veio para ficar. As lives musicais, além de preencher o isolamento provocado pela pandemia, movimentou o mercado musical e provocou reflexões sobre as eventuais tensões na intersecção entre música e mídia. Nesse momento, observa-se a intensificação da plataformização da música através das redes sociais digitais (YouTube e Instagram) fomentando um debate sobre novos meios de monetarização do mercado musical, adequação da estética e performances das lives a partir dos algoritmos das plataformas de conteúdos digitais e a formação de redes sociotécnicas baseadas em nichos musicais. Assim, o debate proposto tem por objetivo discutir as dinâmicas musicais contemporâneas que emergem da intensificação do uso das lives como um desdobramento do cenário da música ao vivo.

Ouça no Spotify da Rádio Uesc

Data: 14/09/2020

Tema: Liberdade de Expressão e de Imprensa na Pandemia

Convidados: Prof. Erivam de Oliveira (ESPM-SP) e Prof. Marcelo Bronosky (UEPG)

Objetivo: Durante a pandemia, as informações estão sendo bloqueadas por inúmeras instituições, sejam públicas ou privadas. Sem mencionar os muitos momentos em que falas, entrevistas e declarações são atacadas e defendidas como liberdade de expressão ou até taxadas de excessos a serem penalizados. Quais são os limites da liberdade de expressão? E a Liberdade de Imprensa? Como os jornalistas e comunicadores devem se portar e agir por conta da desinformação que surge em muitos momentos?

Tema: O fotojornalismo durante o período da pandemia

Data: 30/09

Palestrantes: Prof. Dr. José Afonso da Silva Junior (UFPE) e fotógrafo Rafael Vilela (Mídia Ninja)

Objetivo: Analisar as imagens que estão sendo publicadas em função da COVID-19, o que integra líderes políticos, artistas, atletas e as pessoas, tanto de espaços específicos como hospitais, cemitérios, bem como das pessoas em casa em função do distanciamento social. Podendo ter a abordagem de autores como Susan Sontag, Jorge Pedro Sousa, André Rouillé, Dulcilia Buitoni, José Afonso da Silva Junior e Joan Fontcuberta.