Uesc oferece novo aplicativo de agendamento de testes do SARS-CoV-2

A ação tem o objetivo de reduzir a demanda do público interno
Por Ascom
26/02/2021 13h13
Atualizado em 04/03/2021 09h05

Em virtude das constantes buscas pela realização do RT-PCR pela comunidade da Uesc (docentes, discentes, técnicos, analistas universitários e terceirizados) e por entender que podemos contribuir de forma mais efetiva diante de uma real necessidade, após reunião com diversos segmentos da Universidade (Reitoria, Unidade de Desenvolvimento Organizacional, Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gerência de Laboratórios), foi acordado a oferta de um número limitado de exames por semana para a comunidade da Uesc.

Os testes serão de responsabilidade do Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (Lafem) que passou por uma adequação física e estrutural para trabalhar com vírus de transmissão aérea (o SARS-CoV-2).

A Uesc realizará a RT-PCR, que é um exame que deve ser feito entre o 3º e o 11º dia de sintomas. Ele serve para saber se você está com o vírus naquele momento. A amostra utilizada é o SWAB nasofaríngeo (exame do cotonete no nariz). O Lafem NÃO realiza teste sorológico, ou seja, não realiza a detecção de anticorpos IgG e IgM, que é o teste realizado no sangue.

IMPORTANTE: Pedimos que se avalie a real necessidade da realização do teste, uma vez que todos tem conhecimento da dificuldade da sua disponibilização. É importante levar em consideração os seguintes CRITÉRIOS ao solicitar e agendar seu exame:

• Se você teve contato com uma pessoa suspeita de Covid-19 nos últimos 14 dias;
  • Se você teve contato com uma pessoa diagnosticada com Covid-19 nos últimos 14 dias;
  • Se você possui pelo menos 3 desses sintomas: tosse, dor na garganta, febre, dores no corpo, perda do olfato (cheiro), perda do paladar (sabor), diarreia, desconforto respiratório.
  • Se você tem uma viagem internacional e há a necessidade de realizar o teste RT-PCR 72h antes do embarque.

A oferta dos exames será feita da seguinte forma: 20 testes às segundas, 15 às terças e 15 às quartas-feiras, no horário de 8h às 9h30min. Não é necessário nenhum preparo ou estar em jejum. O exame poderá ser agendado, de acordo com a disponibilidade ofertada por dia, no aplicativo criado especificamente para isto dentro do site da Uesc ou digitando diretamente o endereço do aplicativo ( http://lafem.uesc.br/).

Acesse, se identifique com sua matrícula, responda às perguntas solicitadas, escolha a data de acordo com o tempo de sintoma (lembre-se que o exame deve ser realizado no início dos sintomas – de 3 a 11 dias - para obtenção de um resultado seguro). Espere a confirmação por e-mail, imprima-a ou capture a tela do celular (print screen) e se encaminhe ao espaço reservado para a coleta (entre os pavilhões Jorge Amado e Manoel Nabuco, sistema de drive thru), em dia e hora marcados, portando a confirmação e um documento de identificação. Seus dados pessoais serão mantidos em sigilo e o resultado do seu exame será encaminhado para o e-mail cadastrado.

A realização das atividades de diagnóstico do SARS-CoV-2 na Uesc é uma ação que envolveu um investimento inicial da Uesc e do Instituto Arapyaú. Além disso, vários professores da instituição emprestaram equipamentos para a ação. Posteriormente, o Lafem passou a fazer parte do “Projeto Institucional em rede: laboratórios para testes de diagnóstico da Covid-19”, financiado pela Finep, uma rede de 13 Universidades, sendo 12 federais e a Uesc, a única estadual, para compra de insumos e reagentes usados no diagnóstico.

A equipe Lafem envolvida na ação de detecção molecular do SARS-CoV-2 é composta pelo Prof. Dr. George Rego Albuquerque, coordenador do Laboratório na ação; Prof.ª Dr.ª Ana Paula Melo Mariano, responsável técnica pelo Lafem na ação; Prof. ª Dr. ª Bianca Maciel; Prof. ª Dr.ª Sandra Gadelha; Prof. Dr. Renato Fontana; Analista Universitária Dra. Mylene Melo; os bolsistas Finep: Hilychaikra FerrazFehlberg; Amanda Teixeira Sampaio, Íris Therezinha Santos de Santana, Fabrício Barbosa Ferreira e Galileu Barbosa Costa; o doutorando Luciano Cardoso Santos; a mestranda Luane Ettiene; e os bolsistas Proex: Pérola Rodrigues dos Santos e Laíne Silva de Jesus.