Nesta quarta (9), Uesc discute docência e aprendizagens na sala de aula online: desafios éticos, metodológicos e técnicos, no Webinar da Prograd

O evento será promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Uesc), nos dias 9, 10 e 11 de setembro
Por Ascom
08/09/2020 00h00

A palestra de abertura do I Webinar da Prograd da Uesc será nesta quarta-feira (9) as 13h30, sobre o tema: “Docência e aprendizagens na sala de aula online: desafios éticos, metodológicos e técnicos.” Apresentada pelo professor/Dr. Mariano Pimentel (Unirio) tendo como moderadora: prof.ª/Dr.ª Marta Magda Dornelles (NEaD-DCET/Uesc).

O evento será promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Uesc), nos dias 9, 10 e 11 de setembro, em razão da publicação da Resolução do Conselho Universitário (Consu/Uesc) n° 18/2020, que autoriza em caráter excepcional e temporário, o Ensino na Modalidade Não Presencial.

As atividades terão o objetivo de debater sobre o tema e oferecer um momento formativo e abordará questões como metodologias, avaliação e planejamento no contexto da sala de aula online.

I Webinar da Prograd será realizado em dois momentos distintos. A primeira parte do evento vai ocorrer desta quarta (9) a sexta-feira (11), além da palestra, serão oferecidas quatro mesas redondas, abertas aos docentes, discentes, técnicos e comunidade em geral, transmitidas pelo YouTube.

Quinta-feira (10) a programação começa às 9 horas com a mesa “Entre o criar, o colaborar e o compartilhar: a importância do planejamento para realização de atividades não presenciais” com a prof.ª/Dr.ª Livia Andrade Coelho (DCIE/Uesc), prof/Dr. Paulo de Tassio Borges da Silva (UFSB) e moderadora prof.ª/ Dr.ª Daniela Custódio Talora (DCB/Uesc).

Das 14 às 16 horas será debatido “Processos Educativos Online: trilhas de aprendizagens a partir de dispositivos digitais.” Com a Prof.ª/Dr.ª Camila Lima Santana e Santana (IF Baiano), o prof. doutorando Felipe da Silva Ponte de Carvalho (UERJ)  e moderadora a prof.ª/Dr.ª Luzi Borges (DCIE/Uesc) 

No último dia, sexta-feira (11), o I Webinar da Prograd terá início às 9 horas com a mesa que discutirá “Cultura Digital e os Desafios para o Ensino Não Presencial” com os professores/Drs. Marcelo Ossamu Honda (NBCGIB – DCET/Uesc), Ronaldo Correa Gomes Júnior (UFMG) e moderador Rodrigo Camargo Aragão (DLA/Uesc).

Das 14 às 16 horas, os professores/Dr. Raildo Mota de Jesus (Coordenador do PPGDMA/Uesc), Amanda Rezende Costa Xavier (UNIFAL) e moderadora Elisa Prestes Massena (DCET/Uesc), discorrerão sobre o tema “Conhecer realidades e construir possibilidades: relatos de experiência sobre o ensino no contexto da pandemia”.

O segundo período do I Webinar da Prograd ocorrerá no período de 14 a 18 de setembro, com a oferta de cursos e oficinas em tempo real, em plataformas específicas que serão também disponibilizadas para o público em geral, por meio de links localizados no website da Uesc.

Compartilhe este conteúdo