Entrevista com o Professor Maurício Santana Moreau

O vice-reitor da Uesc fala sobre a Universidade pós-pandemia e aborda as possíveis mudanças no tripé ensino, pesquisa e extensão.
Por Núcleo de Cominicação
21/09/2020 00h00
Atualizado em 21/10/2020 11h10

Entrevista completa em PDF

O atual vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Maurício Moreau, é doutor em Agronomia, na área de Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa, onde também realizou seu estágio de pós-doutorado. Junto com o reitor Alessandro Fernandes, tomou posse, dia 04 de fevereiro do corrente ano, da Reitoria da Uesc e tem auxiliado de forma direta a gestão da instituição, em meio às decisões de enfrentamento e superação das consequências que a pandemia instalou em nossa Universidade e, de forma geral, em todo cenário da educação brasileira.

Diante do panorama provocado pela pandemia afetando diretamente o tecido social e a economia, escancarando deficiências em todos os setores da sociedade brasileira, o vice-reitor da Uesc aborda os reflexos da pandemia no ensino e na vida das pessoas, o uso das tecnologias digitais na Universidade e em todos os setores socioeconômicos. O professor Maurício Moreau está consciente dos desafios e que os primeiros efeitos da pandemia ainda não foram digeridos pela sociedade e instituições de ensino superior. Ele acredita no legado para a construção do futuro, mas também demonstra grande preocupação diante das crescentes desigualdades sociais.

A volta às aulas na Uesc, as possíveis mudanças no tripé ensino, pesquisa e extensão, tudo isso e mais na entrevista a seguir: