Auxílio Inclusão Digital

Informe aos Estudantes
Por Núcleo WEB
20/11/2020 16h17

O processo de pagamento do Auxílio Inclusão Digital foi iniciado no mês de outubro, no entanto, por se tratar da primeira parcela, foi necessário que a Gerência Financeira - Gefin aguardasse o remanejamento do elemento de despesa, para emissão da Nota de Empenho (NE) – sem a qual não é possível dar continuidade ao fluxo do processo de pagamento.

No sentido de acelerar etapas, a Assest encaminhou os dados dos estudantes para a Gefin imediatamente após a publicação do resultado provisório possibilitando antecipar o cadastramento bancário (que ocorre com a inserção de todos os dados de cada estudante, um a um, no sistema de pagamento).

Na atual fase o processo está aguardando que a Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado) faça a liberação do recurso financeiro para a conta bancária da Uesc. A partir desta liberação, com as contas já cadastradas, a Gefin necessitará de 2 dias para incluir a remessa (aluno por aluno) e fazer o envio no sistema de pagamento. Após envio, o Banco do Brasil faz a compensação do valor para a conta dos estudantes em 48 horas úteis e os demais bancos em 72 horas úteis. Sendo assim, a previsão é de que o valor esteja disponível a partir da última semana de novembro, até a primeira semana de dezembro.

Como pode ser visto pelo relato acima, o processo é complexo e nem todas as ações dependem exclusivamente da Universidade.

Por fim, informamos que a Gefin está empenhada para que o pagamento ocorra com maior brevidade possível, considerando a importância desse auxílio na vida dos estudantes. Ressaltamos que os processos de pagamento das 2ª e 3ª parcelas também estão em tramitação e deverão ser pagas no mês de dezembro.